O avanço terapêutico em oncologia nos últimos anos, que propiciou quimioterápicos orais, terapias-alvo e imunoterapia, viabilizou o deslocamento do tratamento de clínicas e hospitais para a residência do paciente.

A oncologia em casa é também resultado de uma nova abordagem sobre o câncer. O diagnóstico, antes entendido como uma grave ameaça à vida, agora segue o protocolo de doenças crônicas, embora a linha de cuidados seja muito específica e o acompanhamento pela equipe multidisciplinar, imprescindível.

Por isso, unindo nossa expertise à do Centro de Combate ao Câncer (CCC), que atua há quase 30 anos como centro de tratamento especializado em câncer, fundamos a Lacon – Oncologia em Casa.

Privilegiamos o cuidado especializado de enfermagem e a autonomia, oferecendo acompanhamento longitudinal dos pacientes. Isso engloba o manejo medicamentoso, organização e unitarização da medicação oncológica, navegação, coordenação do cuidado, enfermagem domiciliar e atendimento multidisciplinar, incluindo médico paliativista, quando necessário.

A enfermeira, protagonista da assistência junto ao paciente, é a navegadora do cuidado, articulando a equipe multidisciplinar e acionando o médico quando necessário.