Conheça o histórico de inovação e cuidado do Grupo Laços
Nossa CEO, Dra Martha Oliveira, após trabalhar como Diretora Presidente da ANS e CEO a ANAHP, em uma viagem a trabalho para conhecer sistemas de saúde do mundo, conheceu o sistema de saúde holandês e se apaixonou pelo modelo assistencial que lá existia, em uma parceria público privada, e se chamava Buurtzorg.
Buurtzorg significa “cuidados na comunidade”. Este modelo preconiza o auto cuidado, a autonomia e a manutenção das funcionalidades das pessoas, dentro das suas necessidades de saúde, no ambiente do seu lar – algo muito diferente do que conhecemos e executamos até hoje no Brasil.
Em outubro de 2020, juntamente com outros idealizadores, iniciamos um projeto piloto para cuidar da saúde de uma população 60+ , com uma autogestão adotando esta metodologia. O projeto deu muito certo. A partir daí, expandimos o modelo de Buurtzorg para outros tantos clientes operadoras de saúde, empresas e pacientes particulares no Brasil. Nasce aí nossa primeira empresa: a LAÇOS SAÚDE.
Diante da demanda de cuidar de uma população idosa em plena pandemia e tendo como alicerce o cuidado integral, em todas as suas interfaces (física, emocional, cognitiva, social), sentimos a real necessidade de criarmos tecnologias que pudessem suportar as interações com os pacientes e ao mesmo tempo pudesse permitir a sociabilização entre eles, reduzindo assim o processo de solidão, muito comum neste período. Criamos então um aplicativo, um clube social, que também funciona para a telemedicina. Nasce aí o primeiro produto da LAÇOS DATA.
Com a demanda de nossos clientes crescendo em termos de cuidados oncológicos domiciliares, e tendo cerca de 70% do perfil de oncológicos acima de 60 anos, entendemos que estaríamos preparados e aceitamos o desafio dado por um dos nossos clientes e criamos a terceira empresa do grupo: a LACON, serviço de oncologia domiciliar com a mesma metodologia aplicada de Buurtzorg, entretanto com protocolos oncológicos e equipe especializada na área.
Tornar a casa como o melhor lugar de cuidado.
Revolucionar a assistência tornando a casa o melhor lugar de cuidado.
Ser a referência em promoção do ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL no Brasil até 2030
Ética, transparência, autonomia, vínculo, sustentabilidade
Médica, formada há 20 anos, doutora em envelhecimento humano na UERJ. Trabalhou em diversos setores da saúde durante sua vida profissional como governo (ANS) e Associação de Hospitais – ANAHP – e acredita que o Grupo Laços pode mudar a realidade do cuidado aos pacientes crônicos no Brasil.
Nutricionista, doutora em Ciências da Saúde e Gestão da Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). É consultora do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi), e foi idealizadora de manuais de boas práticas de nutrição para o SUS. Acredita que o Grupo Laços tornará o cuidado ao idoso mais assertivo.
Enfermeira, formada há 15 anos. Entusiasta da enfermagem, acredita no grande potencial que a profissão tem de influenciar e mudar o paradigma dos sistemas de saúde brasileiros. Estudiosa da gestão e liderança, cursa agora mestrado em Enfermagem e vê no Grupo Laços o caminho para que os idosos tenham mais qualidade de vida, em sua própria casa.
Médico, administrador de serviços de saúde , executivo de operadora de plano de saúde por 40 anos, mestre em saúde coletiva e doutorando em planejamento e políticas públicas da saúde. Acredita na coordenação do cuidado, na desospitalização, no autocuidado e na atenção multiprofissional e extra-hospitalar ao paciente idoso, focos do Grupo Laços.