Qual o papel da enfermagem nos cuidados com idosos em casa?

As enfermeiras são frequentemente heróis anônimos do atendimento ao idoso. Prestando cuidados em ambientes que variam de consultórios médicos a hospitais, casas de repouso, comunidades de vida assistida ou em casas particulares. Nessa modalidade, especificamente, a enfermagem tem um papel muito amplo nos cuidados com idosos.

Além da óbvia promoção da saúde, alívio do sofrimento e os cuidados necessários no final da vida. Esse profissional, em um modelo de assistência home care ideal, como o oferecido pelo Buurtzorg, muitas vezes ajuda no apoio à família.

Outro papel importante que os enfermeiros desempenham nos cuidados com idosos em casa é monitorar o bem-estar dos residentes. Isso é especialmente importante para pacientes que vivem com condições crônicas de saúde, como diabetes ou pressão alta.

Monitoramento de doenças crônicas

É papel do profissional conhecer o quadro clínico e isso os ajuda a identificar pequenas mudanças que podem indicar um problema. Isso garante agilidade em um trabalho em conjunto com o médico e intervenção antes que um pequeno problema se torne uma ameaça à vida.

Igualmente, emprega atenção ao dia a dia do paciente, criando soluções que tragam independência e qualidade de vida na terceira idade. Isso significa que o atendimento ao idoso, durante visitas residenciais, não se resume a tarefas clínicas. 

Um enfermeiro do modelo Buurtzorg pode fazer o café e sentar-se para uma boa conversa. Nessa, pode ou não falar com o paciente sobre sua saúde. Da mesma forma, pode conferir se há comida na geladeira e ajudar o paciente com a higiene rotineira. 

Criado na Holanda, o Buurtzorg é caracterizado por altos níveis de satisfação do paciente e da equipe. Da mesma forma, pela autonomia profissional exercida pelos enfermeiros e enfermeiras autogeridos, capacitação do cliente e atendimento holístico e centrado no paciente. 

Personalização nos cuidados com idosos 

No Brasil, o modelo Buurtzorg chegou adaptado com exclusividade pela Laços Saúde em três modelos: Laços Cuidado, Presença, Continuidade e Cuidado e Presença. Todos são projetados para atender às necessidades e interesses exclusivos de cada paciente. Conforme as necessidades mudam, o plano pode ser adaptado e alterado também.

Às vezes, a mudança é apenas temporária, como quando um paciente é submetido a uma cirurgia no quadril e precisa de suporte adicional por algumas semanas enquanto se recupera. Outras vezes, pode ser permanente. Como a descoberta de diagnosticado de doenças como Alzheimer ou Parkinson.

A equipe de enfermagem personalizada desempenha um papel fundamental na hora de ajudar a avaliar esses tipos de mudanças e garantir que o paciente receba o tipo e a quantidade de cuidados de que necessita.

Acesse nosso site e saiba mais sobre os serviços e cuidados com idosos oferecidos!