Cuidado domiciliar: a família pode receber auxílio de um profissional?

Digamos que um parente próximo, especificamente um idoso ou doente crônico, está voltando para casa após uma  internação hospitalar prolongada. Todos estão felizes por seu retorno, mas há uma certa inquietação generalizada. Os familiares são realmente aptos a oferecer os cuidados continuados e atendimento domiciliar adequado?

O hospital costuma ser um local intimidante para as famílias. Assim, a forma como essa transição de sair de uma internação e voltar para casa é tratada, pode ser crítica para a saúde e o bem-estar do paciente. Estudos, inclusive, descobriram que melhorias no planejamento de alta hospitalar podem favorecer drasticamente o resultado para os pacientes à medida que eles passam para o próximo nível de atendimento.

Receber em casa um ente querido após uma internação hospitalar pode enchê-lo de dúvidas, mas há benefícios tangíveis no processo para uma recuperação mais segura?

Benefícios do atendimento domiciliar

Para começar, há uma clara redução na possibilidade de infecções. Embora não seja totalmente seguro, os ambientes domésticos têm menos concentração de bactérias, reduzindo o risco de infecção hospitalar adquirida. Também são propícios a restauração do sono, já que estar em casa, em um ambiente familiar, oferece mais espaço para arrumação de quartos, leitos e acessibilidade aos banheiros de acordo com a conveniência do paciente. O que garante um sono profundo. Fator essencial a uma boa recuperação.

Ademais, as casas permitem a opção de organizar o tempo com a família e iluminar o humor do paciente com celebrações especiais, noites temáticas para filmes e jogos, e assim por diante. Também garantem maior controle sobre a configuração de programações diárias que relaxam e reduzem os níveis de estresse do paciente, agilizando o processo de recuperação. Os hospitais, ao contrário, não podem consertar rotinas específicas. O ambiente familiar tem um poder restaurador próprio, além de possibilitar caminhadas regulares e visitas de pessoas próximas. Claro que sem exageros.

A família é a melhor provedora de cuidado especializado?

Com os benefícios bem claros e estabelecidos, fica a questão: a família é a melhor provedora de cuidado especializado? O sofrimento perto da presença de alguém em casa revive uma série de aborrecimentos ao paciente. Sem mencionar que há certas questões de um tratamento que exigem a coordenação de um profissional para surtir melhor efeito. Entretanto, esse cuidado não precisa ocorrer em um hospital, com as parcerias certas o doente recebe o melhor tratamento no meu melhor lugar.

Ou seja, a hospitalização em casa não requer mais tratamentos cedidos apenas por membros da família. Profissionais médicos de atendimento domiciliar estão disponíveis no mercado, juntamente com equipamentos modernos, se necessário. É o caso dos planos oferecidos pela Laços Saúde, que além disso são especialmente customizáveis e o contratante pode receber as instalações exatas a necessidade requerida. Demanda aliada ao apoio de profissionais de saúde apenas na medida em que o paciente requer, economizando custos.

Esse atendimento domiciliar moderno acaba por equipar os membros da família com habilidades de gerenciamento de crises para atendimento de longo prazo ao paciente, pois envolve a todos no dia a dia, delegando atenção ao cuidado holístico. Mas não os sobrecarrega ou priva de viver momentos alegres com o familiar. Só assim os benefícios ilustrados se tornam realmente tangíveis.

O compromisso da Laços Saúde é em levar atendimento domiciliar da melhor qualidade, com redução de custos e humanidade. Entre em contato conosco para saber mais sobre esse modelo de assistência!