Fórum Econômico Mundial premia método buurtzorg

Jos de Blok, fundador do buurtzorg

No Brasil, Laços Saúde é pioneira na aplicação da metodologia para a atenção domiciliar

Jos de Blok, idealizador do método Buurtzorg, foi escolhido como um dos  quinze inovadores sociais de 2022, no Prêmio de Inovação Social promovido pelo Fórum Econômico Mundial e pela Fundação Schwab.

Sua metodologia, voltada para a atenção domiciliar, foi criada em 2006 e é responsável por uma redução de 40% nos custos do sistema de saúde holandês e economia de 50% de tempo na administração dos cuidados aos pacientes, segundo o estudo de caso da consultoria KPMG.

Hoje presente em 25 países, o buurtzorg foi reconhecido por seu impacto social na vida de pacientes e profissionais de saúde. Baseado no “cuidado de vizinhança”, tradução literal de seu nome, a metodologia estimula o autocuidado, a formação de vínculo com os pacientes, e a horizontalidade na gestão das equipes de atendimento.

No Brasil, a Laços Saúde é representante do método, privilegiando um olhar global para o paciente, o que resulta em mais satisfação e redução de custos. O acompanhamento próximo do paciente, baseado em prevenção de doenças, promoção da saúde e manutenção da autonomia, já apresenta seus primeiros resultados

“Considerando todas as operadoras que são nossas clientes, conquistamos uma efetividade de mais de 80% na gestão domiciliar e economizamos R$ 3,50 para cada R$ 1 investido em nosso programa”, conta a diretora-financeira da Laços Saúde, Michelle Mello.