Tecnologia: como torná-la uma aliada da saúde mental?

Saiba como a saúde mental pode ser beneficiada com o uso de ferramentas de TI

Com supervisão profissional e conhecimento técnico aplicado, inovações como realidade virtual, inteligência artificial ou mesmo teleconsultas podem tornar o atendimento em saúde mental mais proativo e efetivo

Já sabemos que o uso excessivo de telas prejudica o sono e pode acarretar em transtornos de ansiedade e depressão. Porém, aplicativos como diários de humor e ferramentas como teleconsultas, inteligência artificial e realidade virtual permitem um acompanhamento mais próximo dos pacientes, possibilitando intervenções antes que um transtorno se instale. 

Neste report, a coordenadora de saúde mental da Laços Saúde, Joana Marczyk, conta que até mesmo jogos digitais ajudam na análise de microexpressões e movimentos que possam indicar transtornos mentais.

A tecnologia também apoia as iniciativas de atenção domiciliar para tratamento de saúde mental em casa. Na Holanda, o BuurtzorgT alia as visitas domiciliares – que permitem uma visão holística do paciente, com análise de suas condições de moradia, círculos afetivos e estilo de vida – às teleconsultas, que permitem contato mais frequente e ágil com os pacientes; e à realidade virtual, para tratamento de fobias, por exemplo, como explica Annelotte Pleij, enfermeira psiquiátrica social e desenvolvedora de projetos da empresa.

Para a neuropsicóloga Claudia Memória, os esforços para incorporar mais tecnologia ao campo da saúde mental são válidos, já que podem tornar os tratamentos farmacológicos mais seguros e também abrir novas possibilidades para atender melhor aos pacientes.

Também neuropsicóloga, Luciana Garcia defende o uso de tecnologia na área, mas sempre com o acompanhamento de um especialista. “Vemos muitos aplicativos que se propõem a fazer diagnósticos de transtornos mentais ou até mesmo de autismo, mas nenhuma dessas tecnologias é segura a ponto de substituir a avaliação clínica do especialista”, enfatiza.

Para conhecer os novos estudos em tecnologia e saúde mental, novidades da área e a opinião de especialistas, baixe nosso report! 

E se você considera que este tema também é útil para seus colegas, encaminhe este conteúdo, para que eles também tenham acesso ao material!