O que é o modelo Buurtzorg?

O sistema de saúde holandês é conhecido por sua excelência e exímia atenção ao cuidado primário como forma de controlar as doenças crônicas e evitar a hospitalização dos pacientes. O modelo Buurtzorg é uma peça importante desses resultados. Ao tratar o atendimento ao idoso com base na humanização, ele ajudou a revolucionar o mercado de saúde no país.

Fundado em 2006 por Jos de Blok e uma pequena equipe de enfermeiros frustrados com a grande burocracia da saúde, a ideia era simplificar e trabalhar em um formato em que seus valores e habilidades fossem melhor empregados. Assim nasceu o modelo Buurtzorg: centrado no paciente e oferecendo cuidados em casa.

Como funciona o modelo Buurtzorg?

Em holandês, a palavra Buurtzorg significa “cuidados dos vizinhos”, “cuidado de bairro” e resume exatamente do que se trata esse modelo e filosofia. Na terceira idade, as pessoas ainda querem controle sobre suas próprias vidas pelo maior tempo possível. Da mesma forma, elas se esforçam para manter ou melhorar a qualidade de seu tempo, ter mais interação social e relacionamentos calorosos com os outros.

O modelo Buurtzorg reúne tudo isso em seu sistema, além de seus profissionais sintonizarem-se com o paciente e seu contexto, levando em consideração o ambiente em que vivem, as pessoas ao seu redor, companheiros ou parentes em casa, seus amigos, familiares, vizinhos e vida social.

Assim, o modelo parte da perspectiva do cliente e monta soluções que tragam independência e melhoria na qualidade de vida na terceira idade. Isso significa que, durante visitas residenciais, uma enfermeira, além de se preocupar com os remédios, verificar a pressão arterial e realizar tarefas clínicas, pode fazer o café e sentar-se para uma boa conversa. Nessa, pode ou não falar com o paciente sobre sua saúde. Da mesma forma, pode conferir se há comida na geladeira e ajudar o paciente com a higiene rotineira. 

No modelo Buurtzorg, os enfermeiros e enfermeiras trabalham como uma espécie de consultores de saúde, sempre atentos às necessidade de bons hábitos e prevenção de doenças. Mas, também à felicidade e qualidade de vida na terceira idade. Ao oferecer um atendimento humanizado e respeitoso, como consequência os pacientes ganham mais independência.

Conheça a parceria Laços Saúde e Buurtzorg 

O modelo Buurtzorg foi concebido para ser oferecido às operadoras de serviços de saúde. Uma vez que os pacientes permanecem em casa por mais tempo, muitos problemas são evitados, diminuindo a probabilidade de cuidados médicos intensivos em clínicas e hospitais. Assim, tanto a família, quanto o sistema de saúde economiza. Isso, é claro, sempre fazendo o idoso se sentir acolhido e parte atuante da sociedade, o que influencia diretamente na sua autoestima e qualidade de vida. 

Nos últimos anos, o Buurtzorg foi implantado em mais de 20 países, como Japão, Suécia, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Índia,Taiwan, China. Agora, o Brasil passa a fazer parte desse movimento global. 

A Laços Saúde se engajou na jornada de transplantar esse modelo para o Brasil, criando um sistema que parte de avaliações personalizadas e traça planos de cuidados individuais voltados para cada necessidade do paciente.

Com os planos Laços Cuidado, Presença, Continuidade e Cuidado e Presença, o modelo Buurtzorg foi adaptado às estruturas e necessidades que a população idosa do Brasil carece. Quer conferir sobre como eles funcionam e os diferenciais da Laços Saúde? Descubra em www.localhost/lacossaude e fique atento ao Blog para mais notícias sobre o atendimento humanizado.