Na Bélgica, pacientes de oncologia relatam alta satisfação com atendimento em casa

Em comparação ao atendimento ambulatorial, 80% dos clientes perceberam melhoria na qualidade de vida

Como forma de oferecer cuidado centrado no paciente e reduzir custos, procedimentos ambulatoriais agora passam a ser oferecidos em casa. A oncologia vem ganhando destaque em meio a esta tendência, já que os novos quimioterápicos podem ser administrados de forma oral ou por infusão, em domicílio.

Um caso de sucesso já documentado é o da Bélgica, no estudo Oncologic Home-Hospitalization Delivers a High-Quality and Patient-Centered Alternative to Standard Ambulatory Care: Results of a Randomized-Controlled Equivalence Trial, publicado no JCO Global  Oncology (revista acadêmica da Associação Americana de Oncologia Clínica). A pesquisa mostra que 88% dos pacientes relatam alta satisfação com o atendimento domiciliar, 77% reportam o impacto positivo do modelo em sua qualidade de vida e 60% preferem ser tratados em casa do  que em clínicas e ambulatórios. 

A abordagem belga, chamada de hospitalização oncológica em casa (OHH: Oncology Home Hospitalization, na sigla em inglês), consistiu na administração, na residência do paciente, de medicamentos oncológicos subcutâneos (azacitidina e bortezomibe) e avaliação de enfermeiras antes do início da terapia ambulatorial sistêmica. 

Os pesquisadores concluíram que esse método reduz as internações causadas por intercorrências do tratamento, e, por causa da avaliação prévia realizada pela enfermeira, os oncologistas e a farmácia puderam se preparar antes da chegada do paciente ao ambulatório para a terapia sistêmica, reduzindo também o tempo de espera. Além disso, nenhum efeito adverso foi relatado nos pacientes que foram atendidos em casa.

No Brasil, a  Lacon – Oncologia em Casa, uma parceria entre a Laços Saúde e o Centro de Combate ao Câncer, é pioneira no atendimento do paciente oncológico em domicílio. A oferta de serviços vai do apoio após o diagnóstico até o acompanhamento multidisciplinar durante e pós-tratamento, passando também pela administração dos quimioterápicos em domicílio.