Dia Mundial do Câncer: como trazer mais valor para o paciente?

Dia Mundial do Câncer 2023

Nova diretora da Lacon, Kylza Estrella aponta avanços e enfatiza cuidado centrado na pessoa para obter melhores resultados no tratamento do câncer

Dia Mundial do Câncer 2023

Neste sábado, é celebrado o Dia Mundial do Câncer, condição responsável por 1 a cada 6 mortes em todo o mundo. Muitos dos casos são causados por fatores de risco como uso de tabaco, obesidade, álcool, má alimentação e sedentarismo. A boa notícia é que, em muitas situações, a doença pode ser curada se for detectada de maneira precoce e tratada de forma efetiva.

A geriatra Kylza Estrella, que recentemente assumiu a gestão da Lacon – Oncologia em Casa, empresa do Grupo Laços focada em atenção domiciliar para pacientes com câncer, traz duas importantes reflexões para a data. 

“É um momento para pensar em prevenção, já que hoje temos uma gama de exames de rastreamento muito efetivos e disponíveis. Outro aspecto é a solidariedade com as pessoas que estão nessa jornada e precisam de apoio e de um sistema efetivo, que facilite o acesso a todo o processo de tratamento”. 

Geriatra, mestre em Saúde Pública pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Kylza defende também a importância do cuidado oncológico em casa para promover a qualidade de vida do paciente. “Estamos falando de um processo de humanização que passa também pela finitude. O cuidado em casa é importante para o paciente, para a família e para outros casos mais específicos, como o de cuidados paliativos”. 

De acordo com a especialista, a atenção domiciliar, centrada no paciente e com navegação do cuidado, resulta em mais satisfação do cliente e otimização do uso dos recursos de saúde. “Os estudos mostram que o modelo é seguro e custo-efetivo, já que evita os casos agudos, que resultam em hospitalizações, e traz mais qualidade de vida à pessoa com câncer”.