Laços Saúde e Centro de Combate ao Câncer lançam a Lacon, para atendimento de pacientes oncológicos em casa

Oncologia em Casa

Nova empresa une a expertise dos dois grupos para aumentar a autonomia e qualidade de vida dos pacientes, tratando o câncer como uma doença crônica

O grupo Laços Saúde anuncia hoje uma nova empresa do Grupo, em sociedade com o Centro de Combate ao Câncer (CCC), a Lacon.

Sob o slogan oncologia em casa, a Lacon une a expertise do CCC, que atua há quase 30 anos como centro de tratamento especializado em câncer, e da Laços Saúde, que oferece atenção domiciliar baseada no consagrado modelo holandês buurtzorg, que privilegia  o cuidado especializado de enfermagem e a autonomia do paciente.

“Nossa ideia é replicar o que  está acontecendo no mundo inteiro. O cuidado oncológico está se deslocando para  o domicílio e queremos ser pioneiros deste modelo no Brasil. Acreditamos que isso é o futuro do tratamento do câncer”, explica a diretora-executiva da Laços Saúde, Martha Oliveira.

A Lacon irá trabalhar com o acompanhamento longitudinal dos pacientes, o que engloba o manejo medicamentoso, organização e unitarização da medicação oncológica, navegação, coordenação do cuidado, enfermagem domiciliar  e atendimento multidisciplinar, incluindo médico paliativista, quando necessário. Além disso, o acompanhamento temporal do paciente permitirá antecipar efeitos colaterais e reduzir as internações por intercorrências.

Especialista em oncologia, fundador e diretor-presidente do CCC, Cid Gusmão explica que o cenário de tratamento do câncer vem mudando rapidamente, do cuidado em clínicas e hospitais, com medicamentos injetáveis, para a medicação oral, que o paciente pode tomar em casa. 

“Com esse modelo de atendimento oncológico em casa, acompanharemos o paciente praticamente em toda a sua jornada assistencial e focaremos em três importantes pilares: uma melhor experiência para o paciente, sustentabilidade e valor em saúde”, sintetiza. 

Martha e Gusmão concordam que a assistência oncológica deve ser mais ativa  e ir aonde o paciente está. “Os ganhos sociais e psicológicos de evitar o deslocamento do paciente são grandes. Além disso, conseguimos atuar em várias dimensões do  tratamento que não eram abordadas anteriormente, como as adequações da casa, da  dieta e a  adaptação da família. Entender todas essas etapas da jornada do paciente se traduz em um tratamento melhor”, conclui Gusmão.

Sobre a Laços Saúde

A Laços Saúde é uma empresa de atenção domiciliar presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia, que utiliza a metodologia Buurtzorg para que a casa seja o centro de cuidados do paciente. Este método assistencial holístico, desenvolvido na Holanda, é liderado por enfermeiros e promove a coordenação do atendimento, desde as necessidades mais simples do paciente até o momento em que precise de atendimento hospitalar. 

Sobre o Centro de Combate ao Câncer

Com quase 30 anos de expertise, o Centro de  Combate ao Câncer é uma das instituições mais especializadas em tratamento oncológico no Brasil. É acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em nível de Excelência e pela Joint Commission International.