Evolução no conhecimento e na tecnologia permite tratar o paciente oncológico como crônico e realizar a terapia em casa  Com o entendimento de que internações hospitalares devem ser destinadas para situações agudas, aliado à busca por bem-estar e boas condições…

Articular a assistência extra-hospitalar é o caminho para usar recursos de forma mais racional e garantir a continuidade do atendimento Em 2016, Eduardo Giacomazzi, diretor adjunto do Comitê de Saúde da Comsaude/Fiesp, viajou para a Holanda e voltou inspirado pelo…

Embora muitos elementos influenciem o aumento dos gastos com saúde, a prevalência de doenças crônicas é, talvez, um dos mais significativos. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 57,4 milhões de brasileiros são portadores de alguma doença crônica…

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 57,4 milhões de brasileiros são portadores de alguma doença crônica no Brasil. Doenças crônicas são definidas como condições que duram um ano ou mais, requerem atenção médica contínua e limitam as…

Entre os principais fatores de risco para as doenças crônicas, em geral, estão hipertensão, tabaco, glicemia elevada, sedentarismo, obesidade, colesterol alto e consumo de álcool. No entanto, diversos estudos têm mapeado uma forte associação entre a solidão e a incidência…

Um estudo de 2017 feito por pesquisadoras da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da USP, apontou que o sofrimento com doenças crônicas, em determinados casos, pode afetar mais a família do que o próprio doente. Alguns pacientes avaliados…